A ciência da velocidade

A gente está acostumado a ver os esforços tecnológicos das equipes de Fórmula 1 para ganhar 1 milésimo de segundo de tempo em uma volta (simulação em computador, novos materiais, etc). O preparo físico também sabemos da sua importância e, desde o Nuno Cobra com o Senna, sempre aparece na pré-temporada um piloto fazendo exercícios no Esporte Espetacular. Mas e o preparo psicológico, você já viu?

Hoje de noite (dia 14) passou no canal de tv por assinatura Discovery Turbo o documentário Ciência da Velocidade, mostrando a preparação mental para pilotos de corrida. Um treinador americano mostrou as suas técnicas no desenvimento de um talento de 16 anos que em 2006 disputou a Fórmula Mazda nos EUA e um treinador europeu é técnico dos pilotos Pedro de La Rosa e Lewis Hamilton da McLaren e o Liuzzi da Toro Rosso.

dturbo2

Grosso modo, as técnicas secretas que não podem ser divulgadas consistem em condicionar o cérebro a agir intintivamente às situações de corrida. Na foto acima Liuzzi descreve como seria seu traçado na pista. Na sequência ele e o treinador entram nesse Jaguar de 2 lugares e vão para a pista ver e gravar a sua reação real. O vídeo é estudado depois e feito o planejamento dos pontos de melhoria. Aí é que entra as técnicas secretas de programação mental que não puderam ser mostradas em detalhes, onde é feita a mentalização da volta perfeita, correção de problemas, alternativa a problemas que possam ocorrer.

dturbo1

Assim, como em qualquer tipo de treino, a prática leva a perfeição. Após o treinamento psicológico, Liuzzi e seu treinador mental voltaram para pista e ele melhorou o tempo da volta em 2″ em relação ao primeiro dia! Uma câmera fixa na curva mais problemática para ele mostrou a incrível evolução no traçado. Essa SS abaixo é sobreposição de imagens da busca do traçado perfeito do seu Fórmula 1.

dturbo3

Apesar de o Liuzzi não ser a melhor referência na Fórmula 1, o documentário mostrou o trabalho interessante no preparo psicológico dos pilotos e os ganhos na pista que representa. Eu recomendo procurar na grade de programação do Discovery Turbo a reapresentação do Ciência da Velocidade.

Uma resposta

  1. Alguém sabe onde consigo este vídeo?

    Já procurei em toda a net e não encontrei, até no site da discovery procurei.

    Se alguém tiver esse video me procure por favor cauecaue@ig.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: