Segredos da Fórmula 1: o efeito asa

DVD Segredos da F1

O documentário Segredos da Fórmula 1 do Discovery Channel mostra a evolução tecnológica de muitos aspectos da F1 de uma forma muito interessante, como por exemplo a aerodinâmica, o tema deste post. Para rever como foi essa evolução da Fórmula 1 eu estou a usar as imagens capturadas da transmissão de um episódio passado no canal de tv por assinatura Discovery Turbo, mas o documentário na íntegra está à venda no Submarino, clique na capa do DVD e adquira o seu.

 

O modelo Lotus 78 tinha um detalhe invisível que tornou os 2 carros de Colin Chapman imbatíveis, gerando três vezes mais tração sem arrasto: o efeito asa.

O carro tinha o formato primitivo de asa para baixo. Conforme o carro avançava o ar, imóvel, ficava pressionado sob o carro e era acelerado pela forma de asa e assim a pressão caía e o carro aderia ao solo. As bordas laterais de borracha (faixa azul na ilustração) era uma tentativa de barrar o ar que vinha de fora e evitar a perda de pressão.

seg_05

O modelo da Willians FW17 de 1979 tinha um formato de aerofólio melhorado. Para resolver o problema de entrada de ar lateral sob o carro, a Willians não usou uma borda flexível, e sim uma firme (faixa azul na ilustração), que se movia para cima e para baixo, fixando o carro no chão em qualquer velocidade.

seg_06b

O uso das bordas foi proibido em 1981. Desde então as vantagens aerodinâmicas tiveram que ser obtidas em cada centímetro do carro. Mesmo sem as bordas e com uma base plana, não em formato de asa, os engenheiros conseguem gerar tração suficiente no carro.

seg_07b

As asas dianteiras são ajustadas para empurrar o carro para baixo com o choque do ar, o que ajuda na aderência, principalemente nas curvas. A carroceria é desenhada para absorver o ar, quanto mais ar ela segurar, melhor as asas traseiras funcionarão, ajudando na tração. Em um bom carro esses elementos funcionam harmoniozamente.

Confira esses detalhes (e muitos outros) no DVD Segredos da Fórmula 1.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: