Do cockpit ao sofá, a solidão de um esporte

O automobilismo é um esporte bem paradoxal. O trabalho em equipe é fundamental, mas a vitória é do piloto sozinho em seu cockpit. A multidão vibra nas arquibancadas e male-male consegue ouvir seus próprios pensamentos. E a gente aqui, acompanhando tudo sozinhos no sofá…

Sim, me permiti usar plural. Há tantos anos acompanhando Fórmula 1 e eu NUNCA ví uma reunião ou um churrasco para acompanhar uma corrida, nem na época do Senna. Sem contar mulher e filhos (que geralmente só cumprem tabela) acredito que você, meu nobre leitor, também pode contar em poucos dedos as vezes que assistiu uma corrida com cinco ou mais torcedores em casa nos últimos anos. (Caso não, se todo domingo é uma festa na sua sala, por favor me convide também, não tenho pudor de tomar cerveja às 9 da manhã, não)

Qualquer pelada de futebol na TV é motivo pra fazer festa. Até o cachorro e o papagaio vêm pra frente da telinha… Uma final de Copa do Mundo então, pára até países.

O que será que esse esporte primitivo, que ocupa grande parte da grade de programação, cujos lances são passados à exaustão e tantas vezes há audiência, comove tanto a massa? Mas a movimentação financeira é inversamente proporcional. Já a Fórmula 1, que movimenta milhões de dólares, tem apenas um nicho da audiência.

Sim, automobilismo é um nicho. É fato, as estatísticas deste blog comprovam. Uma finada lista de discussão no MSN que eu participava foi prova cabal da solidão deste esporte. O resultado pífio da minha promoção (dar a biografia do Emerson Fittipaldi) e a do Bernabauer (dando um kit Nextel Stock Car que ele ganhou do Pimentel) mostra que a galera só se interessa pelo assunto nas manhãs de domingo. E passivamente.

Após alguns meses produzindo conteúdo eu posso comparar, com o suporte dos dados, este nicho da blogosfera que eu participo com o universo da Fórmula 1. O Livio Oricchio e o Flávio Gomes, ambos jornalistas, lideram este mercado com folga de audiência e comentários, como Ferrari e McLaren. O Fábio Seixas, também jornalista, eu diria que seja a Williams, pelo seu veículo-patrão, se bem que o Capelli tem tido mais comentários que ele… Aí vem a galera do pelotão intermediário para trás como por exemplo eu, claro, e entre outros o Juliano Nogueira (que leva vantagem por falar também de futebol), o Continental Circus que ultimamente anda no vácuo do Ivan Capelli, o Mundo Veloz que apesar do Carlos ser comentarista de rádio consegue tão poucos comentários como nós, e o Velocidade da fã nº1 do Felipe Massa, a Bárbara Franzin, que depois que apareceu no Esporte Espetacular fez o outsourcing do blog. Todos nós temos audiência sazonal e quase nada de feedback. Os programas de monetização do meu blog rendem merreca, apesar do tíquete médio ser alto não foi o suficiente para me levar a um lugar decente de Interlagos.

Se por um lado as frustrações desanimam, por todos os outros a satisfação de aprender cada dia mais sobre a história da Fórmula 1, achar vídeos sensacionais, descobrir blogs como o 4 Rodinhas e, porque não, reviver momentos da meu próprio passado em tudo isso, não tem preço!

 

Clique e aproveite estas ofertas fomentadoras de debates no Submarino:

        

  

 

7 Respostas

  1. (Não sei como nem porquê este meu comentário foi parar a outros post, mas aqui está novamente)

    Amigo Romário (permita-me que o trate assim),
    não desanime. Eu também já fiz essa analise se valerá a pena dar continuidade ao meu 4 Rodinhas (que ainda não fez um ano). Recentemente estive envolvido numa situação, nada agradável, que me ainda faz pensar se vou dar continuidade ou não.
    Mas é como diz se não fosse pelo meu blog não teria descoberto mais sites e blogs sobre uma das minhas paixões. Sites como o seu.

    Realmente você descreve bem a situação do fã de F1. Eu também assistia à F1 sozinho no sofá, isto no tempo em que via a F1 (que não foi à muito tempo). Agora que a F1 passou (em Portugal) para um canal de Tv pago, deixei de ver as corridas. Nem sequer resumos da corrida em condições passam em canal aberto. Para saber o que se passou durante o fim de semana na F1 tenho que recorrer à internet e às revistas de desporto automóvel.

    Mais uma vez agradeço o seu comentário ao meu blog.
    E enquanto não chega o dia da próxima corrida de F1 desejo-lhe um bom fim de semana
    José

  2. Obrigado pelo apoio, José.
    Não sabia que a F1 em Portugal era mais “para poucos” ainda. Bem, Pelo fato de eu gravar as corridas no PC e ainda acompanhar o live timing eu nunca procurei transmissão de F1, mas você pode tentar assisitir ao vivo nesse endereço: http://www.tvtuga.com que eu peguei em um fórum de esportes há pouco tempo, espero que dê certo.

  3. Olá, novamente.
    Eu também costumo acompanhar o live timing mas só ao sábado. Isto porque só no meu local de trabalho é que disponho de internet. Em casa não tenho internet. Por isso só de segunda a sábado é que estou ligado à net, daí não poder seguir a F1 pela internet.
    Paciencia.
    Abraço
    José

  4. […] semana sai o resultado! Boa sorte a todos! 1- Futilidade Pblica 2- Aleatrio 3- Porque Veio? 4- F1Review Compare preos :nextel, promoo, pimentel, stockcar.Ou visite o Shopping BernaBauer.com para […]

  5. Sim, também me sinto como você. É bem difícil encontrar quem goste de assistir automobilismo, ainda mais que junte uma galera. Agora eu tenho o privilégio de acompanhar grande parte da temporada com o meu namorado. Antes, ficava online na internet e conversava com o pessoal que também estava assistindo. Mas espero que isso fique no passado porque é muito chato!

    Só teve uma vez esse ano que reuni o pessoal em casa para assistir corrida, que foi durante o GP de Mônaco. Me convidaram para participar de uma matéria e deveria ter uma mini-torcida em casa. Foi um arrependimento total. Não publicaram a matéria porque o Massa foi bem e a corrida foi super chata, sem emoção alguma. Pelo menos deu pra colocar o papo em dia e tomar um super café da manhã, hehehehe

    Bjs

  6. Oi Bárbara, Muito obrigado pela visita e participação🙂

Deixe uma resposta

