GP da Europa 1995, a volta de Nurburgring ao circo da Fórmula 1

O Grande Prêmio da Europa de 1995, realizado no dia 1º de outubro, marcou a volta do circuito de Nurburgring ao circo da Fórmula 1.

Foi um final de semana de tempo instável. Depois de um warm up chuvoso, Jean Alesi [Ferrari], largando em 6º, optou por pneu slick enquanto a maioria escolheu pneus de chuva para largar, apesar da pausa da chuva no momento da largada. Mas isso não foi vantagem logo no começo, só a partir da 10ª volta, quando os outros pilotos começaram a parar para trocar pneu, é que ele passou a andar mais rápido que os outros, cravando duas vezes consecutivas o recorde da prova. Na 13ª volta ele estava tranquilo na primeira posição, com 18″ de vantagem para David Coulthard [Williams]. Na volta 23 a diferença já era de 35″ para o segundo colocado, agora Michael Schumacher [Benetton], e ainda virava cada volta quase 3″ mais rápido, fazendo por mais 3 vezes consecutivas a volta mais rápida da corrida nesse momento.

A partir da 30ª volta a tv passa a acompanhar o ataque de Damon Hill [Williams] a Schumacher.

Exatamente no meio da prova, fechando a volta 33, Alesi faz o seu único pit stop, enquanto Schumacher faz a 2ª parada para reabastecimento e troca de pneus na volta seguinte. Alesi volta na primeira posição, mas com Hill  muito perto lhe ameaçando nas voltas seguintes, até perder o bico da Williams numa das tentativas de ultrapassagem.

Por volta da volta 40, Michael Schumacher passa a andar mais rápido que Alesi e começa a diminuir a diferença. A tv passa a acompanhar Schumacher, que na volta 52 já estava no vácuo da Ferrari 27, mas teve que parar novamente para reabastecer.

Alesi tinha uma vantagem considerável para Shumacher, mas na volta 60 ele errou na chicane e Schumacher encostou novamente. Os pneus já deteriorados da Ferrari não aguentaram a pressão por muito tempo e faltando duas voltas para o final Alesi perde a liderança para Schumacher, para delírio da platéia alemã que vibrou até a bandeirada final.

A bizarrice desse Grande Prêmio ficou por conta dos comissários na primeira largada. No alinhamento após a volta de apresentação a Footwork de Taki Inoue tem uma pane elétrica e o motor apaga. Em vez de empurrarem o carro para fora os auxiliares de pista começam a empurrar Inoue pelo meio do grid até parar lá na frente. O procedimento de largada foi reiniciado após uma pausa de 5 minutos.

Largada GP Europa 1995 - SS by Romário Jr.

 

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