GP da Itália 1981 – Hoje, 26 anos atrás

Grande Prêmio realizado no dia 13 de setembro, em Monza.

A largada foi disputada, as imagens das primeiras voltas mostram uma linha uniforme de carros, com Alain Prost [Renault], que assumiu a liderança na largada, já abrindo vantagem. Na 6ª volta, com a explosão do turbo da Ferrari de Gilles Villeneuve, começaram os abandonos (sem contar Hector Rebaque [Brabham] que ficou na largada por problemas elétricos). Prost começou a ultrapaçar retardatários por volta da 10ª volta. Eddie Cheever [Tyrrel] rodou e ficou parado perigosamente na Parabólica, fazendo com que Rene Arnoux [Renault] atolasse na brita ao desviar e sair da pista. Nessa parte da corrida quem se destacou foi Patrick Tambay [Ligier], que largou em 15º e na 18ª volta estava em quarto, na frente de Nelson Piquet [Brabham].

John Watson [McLaren] teve um acidente impressionante na 20ª volta quando derrapou, bateu no guard rail e o carro partiu ao meio, jogando o eixo traseiro, com motor e tudo, pra cima da Tyrrel de Michele Alboreto e tirando-o da corrida também.

GP Itália 1981 - SS by Romário Jr.

Depois que Piquet recuperou a 3ª posição de Didier Pironi [Ferrari] as posições se firmaram e as distâncias se estabilizaram, com Prost disparado na liderança. Com 2/3 da prova decorridos Prost tinha 16″ de vantagem para Alan Jones [Williams], que estava 26″ na frente de Nelson Piquet, que já abrira 7″ de folga sobre Pironi. Pironi começou a perder rendimento e na volta 39 foi ultrapassado por Carlos Reutemann [Williams], que fez um corrida de recuperação, que laragou em segundo mas tinha perdido muitas posições.

Piquet estava tranquilo na 3ª posição até a última volta, quando o motor da sua Brabham estourou e, mesmo se arrastando, ele não conseguir chegar até a linha de chegada, ficando, na classificação geral, com na 6ª posição. Isso lhe garantiu um ponto no campenato mundial e foi o que, no final, lhe garantiu o título do Campeonato de 1981.

 

Clique e aproveite estas ofertas de brinquedos no Submarino:
     

Anúncios

Uma resposta

  1. Esse foi um dos acidentes que mais marcaram minha infância…lembro até hoje dessa batida do John Watson!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: