GP Brasil 1974, duas vezes Emerson

Um campeão não se faz apenas com talento, uma boa dose de sorte também ajuda. Foi assim que Emerson Fittipaldi [McLaren] ganhou novamente na segunda edição do GP Brasil, no dia 27 de janeiro de 1974 em Interlagos. E repetiu mais uma vez o gesto que anos mais tarde seria adotado também por Ayrton Senna:

Pódio GP Brasil 1974 - SS by Romário Jr.

Emerson foi pole position mas foi ultrapassado na largada por Carlos Reutemann [Brabham] e Ronnie Peterson [Lotus]. Devido a perda de aderência dos pneus da Brabham nº 7 e a um pequeno furo no pneu da Lotus de Peterson, Emerson assume a liderança no meio da prova e segue sossegado até o final, vencendo com 13″ de vantagem sobre Clay Regazzoni [Ferrari]. Como muitas vezes acontecia nos ‘bons tempos da F1’ só os dois primeiros colocados estavam na mesma volta, o resto – que conseguiu chegar ao final – eram retardatários.

Um mesmo fato pode ter várias versões, por isso é importante conhecê-las e formar uma opinião consistente antes de sair playbackando besteiras por aí. O paragráfo anterior é o resumo de um registro escrito do Grande Prêmio do Brasil de 1974 que eu li em uma enciclopédia gringa, agora veja esse review em vídeo da mesma corrida e veja se não parecem dois eventos distintos?

 

 

Clique e aproveite essas ofertas de DVD de outros esportes no Submarino:
     

Anúncios

2 Respostas

  1. Excelente piloto brasileiro. Foi uma pena que no final de 1975 Emerson tenha optado por correr por uma equipa com fracas hipoteses de sucesso, a Copersucar. Teria tido um melhor curriculum.
    Cumprimentos

  2. É José, o Emerson deixou o M23 ‘redondinho’ para o Hunt, com certeza ele teria conquistado o tri-campeonato em 1976 – e sem a necessidade da patifaria de Fuji.
    Quanto à Copersucar, digamos que havia uma chance sim de ter tido sucesso, mas o fracasso foi mais retumbante que a história… Escreverei sobre isso ‘nas férias’.
    Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: