[Off Topic] Indy 500 de 1963 e 1965

Em outubro de 1962, após o GP dos EUA, Colin Chapman levou Jim Clark para testar a Lotus 25 em Indianápolis e, de olho nos grandes prêmios em dinheiro, desenvolveu um carro para competir nas 500 Milhas de 1963.

O modelo Lotus 29 chegou a ser motivo de piadas pelos americanos por causa do motor traseiro, todos os demais carros ainda tinham motores dianteiros e eram bem maiores e pesados que a Lotus. Mais veloz e econômico, o carrinho verde com faixas amarelas se destacou na corrida, liderou por 28 voltas – um recorde para novatos – e terminou em 2º lugar. Reveja o vídeo dos melhores momentos no Youtube.

Chapman não se contentou com a conquista do campeonato de Fórmula 1 de 1963 e continuou obscecado pela Indy 500. Infelizmente a quebra da suspensão do Lotus 34 em 1964 adiou o sonho e os fizeram se prepararem para uma corrida daquelas que transformam mortais em mitos.

Por causa da coincidência das datas Jim Clark não disputou o GP de Mônaco de 1965 (mesmo assim foi campeão da temporada), Colin Chapman o colocou num Lotus modelo 38 que detonou Indianápolis. Liderou 190 da 200 voltas e foi a primeira vez que um carro com motor traseiro venceu as 500 Milhas. Desde 1916 um piloto estrangeiro não ganhava a prova. Reveja abaixo o vídeo dos melhores momentos dessa conquista histórica:

 

Clique e compre DVD de ficção de corridas no Submarino:
     

3 Respostas

  1. Caríssimo amigo Romário Jr, hoje venho aqui apenas para lhe desejar um Santo Natal para si e para a sua Família.

  2. Muito obrigado, José! Nós também lhes desejamos os melhores votos de saúde e prosperidade para 2008 (e sempre!).

  3. […] 5 vitórias nas 6 corridas disputadas na temporada, faltou Mônaco, onde ele não correu por estar detonando nas 500 milhas de Indianápolis e fazendo história do outro lado do Atlântico também. Ao vencer o GP da Alemanha ele conquistou […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: