Tudo Sobre HANS (Head And Neck Support)

HANS device da McLaren

HANS = Head And Neck Support, em português: Suporte para Cabeça e Pescoço. Foi inventado na década de 80 por Robert Hubbard, professor de engenharia biomecânica da Universidade de Michigan. O HANS é um colar de fibra de carbono que fica conectado ao capacete e preso ao corpo dos pilotos por baixo do cinto de segurança ou ainda com um cinto exclusivo para o dispositivo. O equipamento sofreu várias modificações no decorrer dos anos até evoluir para o tamanho ideal para ser usado confortavelmente nos apertados cockpits da Fórmula 1 e ser adotado pela categoria em 2003. A foto acima foi retirada do site da McLaren.

Você pode até ter achado exagero essa manchete do Estadão: Acidente quase mata Kovalainen, mas ele não teria saído ileso da batida frontal a 198 km/h no GP da Espanha 2008 não tivesse usando o HANS. Nem o Kubica no GP do Canadá 2007. Porque apesar do corpo do piloto estar firmemente preso pelo cinto de 6 pontas sua cabeça fica livre e na abrupta desaceleração de um acidente ela vai violentamente para a frente podendo chocar-se com volante e também lesionar a coluna cervical. Este vídeo de animação a seguir mostra como esse aparato simples e eficaz funciona em comparação à sua não utilização, é bem legal!

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis. from www.megavideo.com posted with vodpod

 

Aproveite estas ofertas no Submarino:
Protetor Inflável para Pescoço Verde - Safety 1st - Brasbaby   Travesseiro Viscoelástico Voyage - NATURAL ACTIVE PILLOW   Bolsa Térmica para Pescoço e Ombros Termoclick

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: