Corrida dos Campeões, a primeira grande vítima de Ecclestone

money-in-f1-f1fanaticO blog inglês F1 Fanatic fez uma análise do caminho do dinheiro envolvido no esporte Fórmula 1 hoje em dia (clique na imagem do diagrama para ler o post original em inglês) e todos caminhos levam a Bernnie Ecclestone. Hoje ele não é mais o acionista majoritário da empresa que administra quase TUDO na categoria mas ainda é o poderoso chefão, desde 1978.

Até chegar no modelo atual ficaram pelo caminho muitos corpos dos bons tempos da Fórmula 1 (um passado que nunca existiu) e o primeiro gigante a tombar foi a Corrida dos Campeões, uma prova anual disputada pelas equipes e pilotos de F1 no circuito de Brands Hatch entre 1965 e 1979 e mais uma vez em 1983 já sob vigência do Pacto de Concórdia.

Antigamente os pilotos não ganhavam a fortuna que os de hoje ganham e muitos buscavam grana extra correndo em outras categorias também, principalmente na Fórmula 2. A Corrida dos Campeões era uma fonte extra de arrecadação para as equipes também, mas fazia parte daqueles acordos anárquicos da era pré-Ecclestone que não se enquadrou no modelo de negócios centralizador do chefão e acabou antes mesmo do Pacto de Concórdia – o acordo em que todos os stakeholders da Fórmula 1 uniram os seus interesses para a gestão profissional e o sucesso comercial do esporte . Não encontrei muitos detalhes da edição de 1983, mas a presença de apenas metade do grid normal daquela temporada dá para deduzir que o evento estava mesmo condenado.

Hoje existe um nova Corrida dos Campeões promovida pela FIA que envolve pilotos de diversas categorias, por isso é preciso tomar cuidado com as ambiguidades ao tratar desse tema.

Divirta-se abaixo com a íntegra da verdadeira última Corrida dos Campeões, disputada no dia 15 de abril de 1979, com uma das raras vitórias de Gilles Villeneuve e o primeiro pódio de Nelson Piquet pilotando um carro de Fórmula 1 (apesar de não contar no currículo):

Clique e aproveite estas ofertas no Submarino:
Cachorrinho Aprender e Brincar   Telefone sem Fio SK3000 com Skype, ID de Chamadas e Viva Voz + Ramal   Kimmidoll Maxi Tomomi - Amigo

2 Respostas

  1. […] Ecclestone foi o cara que levou a F1 da Pedra Lascada para a Pedra Polida.  Nem tudo foram flores. Mas neste vídeo do início da década de 80 acompanhamos uma volta de Niki Lauda no circuito de […]

  2. qual o nome desse video? eu gostaria de baixa-lo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: